10 Benefícios da Autenticação de Dois Fatores

A Autenticação de Dois Fatores (2FA) emerge como um escudo robusto diante das ameaças cibernéticas, conferindo uma camada adicional de proteção tanto para empresas quanto para seus profissionais de TI.

Em agosto de 2023, a equipe de pesquisa da Cyberint identificou uma campanha de hackers em curso e altamente eficaz, direcionada às contas do LinkedIn. Essa campanha teve impacto global, resultando na perda de acesso a perfis profissionais e, em casos mais graves, forçando vítimas a cederem a exigências de resgate para recuperar o controle de suas páginas.

No ambiente corporativo, as vulnerabilidades na segurança online podem ter consequências ainda mais desastrosas. Por essa razão, a autenticação de dois fatores está se transformando em uma prática padrão em diversas plataformas, impulsionando a segurança em setores diversos.

Sua implementação abrange uma ampla gama de cenários, desde o acesso a contas de e-mail e redes sociais até a autenticação em sistemas corporativos e transações bancárias online.

Conheça melhor os 10 principais benefícios da autenticação de dois fatores, explorando minuciosamente como essa estratégia pode elevar os padrões de segurança online da sua empresa e ajudá-la a estar em conformidade com a LGPD.

1) Proteção contra acesso não autorizado

A 2FA impede o acesso não autorizado, mesmo que credenciais de login sejam comprometidas. Além da senha, um segundo fator, como um código enviado por SMS ou gerado por um aplicativo, é necessário para autenticar o usuário.

2) Mitigação de ataques de phishing

Os ataques de phishing são frequentes, mas a 2FA dificulta significativamente essas tentativas. Mesmo que um usuário forneça suas credenciais em um site falso, o segundo fator continua sendo uma barreira.

3) Refinamento da segurança no acesso remoto

Com a crescente adoção de trabalho remoto, a 2FA se torna crucial. Ela assegura que apenas usuários legítimos, de locais autorizados, possam acessar os recursos da empresa.

4) Cumprimento de regulamentações como LGPD

A autenticação de dois fatores se destaca como um recurso potente para assegurar que seu negócio esteja em conformidade com a LGPD, evitando assim vazamentos de dados resultantes de acessos não autorizados.

Importante ressaltar que tais incidentes podem acarretar consequências significativas para a entidade, como multas substanciais, perda de credibilidade e a confiança dos clientes em xeque.

5) Notificações instantâneas de tentativas suspeitas

Muitas soluções de autenticação de dois fatores (2FA) oferecem a vantagem de notificar os usuários de forma instantânea sobre qualquer tentativa de login, possibilitando uma ação imediata diante de atividades suspeitas.

Essa resposta rápida é crucial para mitigar possíveis ameaças e proteger efetivamente as contas contra acessos não autorizados.

6) Redução de riscos em caso de roubo de senha

Mesmo que uma senha seja comprometida, a ausência do segundo fator de autenticação impede que invasores obtenham acesso total, proporcionando uma camada adicional de segurança para resguardar dados cruciais e informações sensíveis.

7) Flexibilidade e adaptação

A versatilidade da 2FA está na variedade de opções disponíveis para implementação, como códigos gerados, tokens físicos ou biometria. Essa flexibilidade permite que as empresas personalizem a autenticação de acordo com suas necessidades específicas, adaptando-se a diferentes contextos e ambientes de segurança de maneira eficiente.

8) Custos reduzidos em recuperação de conta

Ao adicionar uma camada adicional de autenticação, a 2FA contribui significativamente para a redução dos custos relacionados à recuperação de contas comprometidas. A abordagem preventiva da autenticação em dois fatores diminui a necessidade de alocar recursos consideráveis para lidar com incidentes de segurança.

9) Consciência de segurança

A implementação da 2FA também cria uma cultura de conscientização sobre a importância de práticas seguras de autenticação dentro de uma organização. Incentivando os usuários a compreenderem os riscos associados à segurança cibernética, a 2FA contribui para a formação de uma mentalidade proativa em relação à proteção de dados.

10) Confiança do cliente e parceiro

Demonstrar um compromisso sério com a segurança, por meio da implementação da 2FA, é uma maneira eficaz de fortalecer a confiança de clientes e parceiros na integridade dos serviços da empresa.

A transparência e a adoção de medidas proativas de segurança elevam a reputação da organização, criando uma base sólida de confiança que se reflete no relacionamento com stakeholders externos.

Ao explorar esses benefícios, fica evidente que a Autenticação de Dois Fatores é uma necessidade no arsenal de segurança de qualquer empresa. A ESWEB está comprometida em oferecer soluções avançadas de cibersegurança e convida você a explorar mais conteúdos em nosso blog.

Para a sua próxima leitura, recomendamos o artigo em que explicamos como proteger o seu site de ataques hackers. Nos vemos por lá!

.
Fontes:
Cyberint 
Be Compliance
SegInfo
 

Mateus Mota
Analista de Suporte II

Mateus faz parte da nossa equipe de sentinelas dedicados para transformar o mundo digital.

Instagram