Ao navegarmos em um site é possível identificar alguns pontos que geralmente nos traz segurança para utilizá-lo. Um desses pontos é a utilização do certificado SSL, que é facilmente identificado pelo famoso "cadeado" trancado ao lado da url.

O termo SSL vem do inglês "Secure Sockets Layer" (camada de soquete seguro), um protocolo de segurança que faz a conexão entre um navegador e um servidor web de forma criptograda. Essa camada permite que os dados trafegados estejam seguros e matenham a privacidade das informações dos seus clientes.

A utilização de certificados é uma necessidade em casos de alto tráfego de informações sensíveis, como usuários e senhas, cartões de crédito, mensagens privadas, entre outros. O uso do certificado não é obrigatório, mas ninguém gosta de acessar um site e dar de cara com uma mensagem escrita "Não seguro".

Tipos de certificado

Se você é um profissional que trabalha ou já se deparou com hospedagens de aplicações web, é provável que ja tenha enfrentado a fase de certificar a sua aplicação. Nessa hora surge a dúvida de como, e qual certificado utilizar. Entre os certificados SSL, podemos citar:

  • Certificados de validação de domínio;
  • Certificados de validação multi-domínio;
  • Certificados de validação wildcard;
     

- Certificados de validação de domínio:

Esses certificados possuem atribuíções para certificar apenas o domínio no qual foi emitido. Por exemplo: emitimos um certificado para o site esweb.com.br, esse certificado será válido apenas quando se tratar desse mesmo domínio.

- Certificados de validação multi-domínio:

Os certificados multi-domínio são emitidos para abranger mais do que um domínio simultâneamente, ou seja, quando queremos certificar domínios diferentes. Por exemplo: para certificarmos o domínio esweb.com.br e o domínio esweb.net, utilizamos um certificado de natureza multi-domínio, que irá abranger os domínios diferentes.

- Certificados de validação wildcard (curinga):

Esses certificados que também são conhecidos como "certificados curinga" abrangem a certificação de um domínio principal e seus subdomínios respectivos. Ou seja, para certificarmos esweb.com.br, subdominio1.esweb.com.br e subdominio2.esweb.com.br ao mesmo tempo, iremos precisar de um certificado wildcard.

Por que utilizar?

O certificado SSL protege as informações dos usuários que utilizam os sites que o possuem. Com criptografia avançada, protegendo os dados para que não sejam interceptados por um agente malicioso.

Certificados são fortemente recomendados para sites que possuem trocas de informações sensíveis entre seus usuários para que não haja nenhum problema com esses dados.

Como obter um certificado SSL?

Os certificados SSL podem ser obtidos com uma autoridade de certificação (CA, Certificate Authority). As autoridades de certificação são responsáveis por emitir os certificados digitais da internet, e sua função garante uma internet mais confiável para quem utiliza.

A ESWEB também trabalha com parceiros de certificação SSL e fornece o serviço de compra e instalação do certificado na sua aplicação. Garanta um serviço mais seguro utilizando um certificado SSL de qualidade 

Gabriel Hinz
Engenheiro DevOps

Gabriel faz parte da nossa equipe de sentinelas dedicados para transformar o mundo digital.

Instagram