Como reduzir o custo CLOUD?

Você já sabe algumas das melhores razões pelas quais a cloud é a solução ideal para o seu negócio, contudo essa solução também requer uma atenção reforçada quanto ao custo no final do mês. 

Caso não tenha visto essas razões ainda, não perca tempo e leia agora.

Pontualmente em muitas organizações o desafio da gestão de custos em cloud computing tem sido o maior vilão quando se trata dessa solução. Na prática, os profissionais responsáveis precisam compreender, gerenciar e otimizar os custos com a nuvem.

De acordo com dados do Relatório da Nuvem 2020, elaborado pela Flexera, as organizações extrapolam os gastos com nuvem em uma média de 23% em relação ao orçamento. Além disso, estimam que as organizações desperdiçam até 30% do valor mensal.

Mas afinal, como reduzir os custos com seu ambiente cloud?

Primeiro ponto que se deve atentar é na centralização de todos os recursos utilizados, pois normalmente quando se tem vários setores dentro da empresa o consumo tende a aumentar por conta da descentralização. 

Segundo ponto, algumas funcionalidades custam um valor muito pequeno, porém podem ser acumulativas, como é o caso de backups, no final do mês ao juntar todos esses valores pequenos a conta pode te surpreender negativamente.

Terceiro ponto para se atentar é a definição prévia de processos, regras, e orçamentos bem definidos. Uma política de governança em TI consistente com capacidade de integrar pessoas, processos e ferramentas pode evitar desperdícios dentro do ambiente cloud.

Quarto ponto, se atente a esse ponto pois ele é crucial, se trata de mapear todos os recursos utilizados dentro do ambiente, feito isso se tornará uma tarefa mais fácil identificar onde está sendo desperdiçado recursos dentro da infraestrutura cloud.

Quinto ponto, alinhe seu negócio com uma visão de futuro, ao fazer isso, opte por reservar instâncias para assim reduzir ainda mais os gastos, Além disso, na lista de permissões de instâncias (RDS e EC2) busque liberar apenas o uso de tipos específicos (por exemplo, t2.medium), de classes (por exemplo, t2- *) ou de tamanhos (por exemplo, * -micro, * -small, * -medium) sendo cada uma delas específicas para cada tipo de demanda.

Sexto ponto, utilize de Dockers, que são amplamente utilizados por equipes de TI que adotam a abordagem de DevOps, com essa tecnologia se torna mais fácil implantar, gerenciar e/ou migrar de um ambiente para outro.

Sétimo ponto, utilize TAGS, as tags são a melhor maneira de organizar os recursos por áreas ou projetos, as tags podem ser aplicadas a compartimentos, grupos e recursos, facilitando não apenas a definição das políticas de acesso, mas a gestão de custos também.

Por fim, mas não menos importante, o gerenciamento de uma conta cloud é algo que demanda tempo, atenção, e conhecimento, devido a isso muitas empresas optam por um parceiro especialista na gestão de custos de recursos em nuvem, nós da ESWEB temos um time preparado e capacitado com monitoramento em tempo real e alinhamentos mensais sobre a sua infraestrutura cloud. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.

Murilo Hinz
Analista de Comunicação e Marketing

Murilo faz parte da nossa equipe de sentinelas dedicados para transformar o mundo digital.

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